O Encontro de Mulheres do Cerrado aconteceu neste sábado e domingo (10 e 11/08) no Centro Diocesano de Floriano. Realizado pela Comissão Pastoral da Terra no Piauí com o apoio da Articulação do Cerrado e Misereor-KZE, o evento teve como objetivo fortalecer a organização das mulheres no Cerrado, promover a troca de saberes e a partilha de experiências entre as participantes.
Durante o encontro, foram discutidos os principais desafios enfrentados pelas mulheres do campo, além das perspectivas para a caminhada dessas mulheres. Estiveram presentes lideranças tradicionais indígenas, ribeirinhas, brejeiras, trabalhadoras rurais e sindicalistas das dioceses de Bom Jesus e Floriano, compondo um diversificado corpo de mulheres engajadas na luta por seus direitos e pela preservação do Cerrado.
Diana Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré do Piauí, destacou a importância do evento para esclarecer os direitos das mulheres e lutar por mais políticas públicas para a categoria. Além da CPT (Comissão Pastoral da Terra), igrejas católicas e evangélicas também estão unidas na causa.
Jucélia, presidente da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representante de Floriano, ressaltou a necessidade de combater as injustiças enfrentadas pelas mulheres do campo, reforçando a importância do encontro para informar e capacitar as participantes.
O Encontro de Mulheres do Cerrado foi um marco na luta pela valorização das mulheres do campo, a troca de saberes e a partilha de experiências contribuíram para a formação de uma consciência coletiva, que poderá impulsionar a implementação de políticas públicas mais eficazes e a proteção dos direitos das mulheres no Cerrado.
Confira as entrevistas gravadas no Encontro de Mulheres do Cerrado: https://fb.watch/tV1IVUJo92/