A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) adquiriu aproximadamente 400 novos kits de instrumentais cirúrgicos. Os primeiros equipamentos para laparoscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo feito com auxílio de uma câmera e foco de luz, já começaram a ser distribuídos aos hospitais da rede pública estadual. Os instrumentos foram comprados com recursos de emenda do deputado federal Dr. Francisco no valor de R$ 15 milhões.
“Começamos a receber as caixas com os novos instrumentais cirúrgicos, que vão ajudar os médicos e equipe multiprofissionais a fazerem cirurgias com mais segurança. Todos os hospitais estaduais que realizam cirurgias vão receber esse material, que possui identificação de rastreabilidade”, afirma o secretário Antonio Luiz.
O deputado federal Dr. Francisco, que destinou a emenda para aquisição dos instrumentos, destaca a importância da ação da Sesapi para equipar os hospitais estaduais e possibilitar a realização de um maior número de cirurgias eletivas e de urgência.
“Sabemos da necessidade dos nossos hospitais fazerem mais procedimentos cirúrgicos. Além dos centros cirúrgicos reformados e equipes montadas, agora temos mais instrumentais cirúrgicos novos que vão facilitar e dar vazão a muitas cirurgias”, frisa o deputado.
A aquisição dos novos instrumentais faz parte do plano de expansão dos serviços de média e alta complexidade. “Representa uma modernização completa, que deixarão as cirurgias mais céleres não apenas em Teresina, mas também nos municípios do interior”, conclui Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.