A UJS (União da Juventude de Floriano), em parceria com diversas instituições, lança o projeto “Trabalha Periferia”, uma iniciativa voltada para os bairros mais afastados da cidade. O projeto tem como objetivo principal proporcionar oportunidades e assistência à população, especialmente nas áreas com menos acesso a recursos e serviços.
João Lucas, representante da União da Juventude, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Trabalha Periferia” iniciará suas atividades no dia 8 de junho, no bairro Vila Leão, na Escola Socorro Coelho. Nesse local, os moradores terão acesso a uma série de serviços, incluindo a emissão de carteiras de trabalho, confecção de currículos e o “Varal Solidário”, que oferece roupas adequadas para entrevistas de emprego.
Além do bairro Vila Leão, o projeto atenderá outras sete periferias, incluindo Bom Lugar, Campo Velho, Alto da Guia e Pricesinha, entre outros. A abrangência do projeto reflete um esforço contínuo para alcançar aqueles que mais necessitam de apoio na busca por emprego e qualificação profissional.
Enofre Carvalho, coordenador do SINE de Floriano, explicou que a ideia do projeto surgiu como uma extensão dos esforços do SINE para combater o desemprego na cidade. “O nível de desemprego está maior do que a empregabilidade, ou seja, há falta de vagas. Recentemente, trouxemos cursos profissionalizantes para que as pessoas que não conseguem emprego possam iniciar seus próprios negócios.” Agora, a parceria da SINE com a UJS, Virtex, o Deputado Estadual Dr. Marcus Vinicius, CDL presdidida pelo Marcos Fernades e a Secretaria de Educação, está trazendo essa iniciativa para ajudar os bairros mais distantes do centro da cidade.
O projeto “Trabalha Periferia” é uma resposta concreta às necessidades das comunidades periféricas de Floriano, oferecendo ferramentas essenciais para que os moradores possam melhorar suas condições de vida e se inserir no mercado de trabalho de forma mais eficaz. A união de esforços entre diversas entidades e a comunidade é um passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Confira a entrevista gravada com João Lucas, representante da UJS de Floriano, e com Enof Carvalho, coordenador do SINE: https://fb.watch/sn9KhIoG1B/