Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PSI Lança Edital para Projetos Produtivos de Agricultores Familiares

Adriano Santana, coordenador do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), anunciou o lançamento do primeiro edital do programa voltado para associações de agricultores familiares no estado. O PSI, uma iniciativa do governo estadual em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), visa fomentar a agricultura familiar, reduzir o êxodo rural e facilitar a convivência dos agricultores com o semiárido.

O edital contempla projetos produtivos, oferecendo às associações a oportunidade de concorrer a um benefício de até 300 mil reais. Para participar, a associação deve estar regularizada e em dia, além de realizar o cadastro no Sistema de Repasses do Governo Estadual (SIGARP), que habilita a entidade a participar do programa.

Adriano Santana esclareceu que há uma contrapartida de 10%, mas essa contribuição não será financeira. O governo estadual aceitará a contrapartida em forma de serviços prestados pela comunidade no desenvolvimento do projeto. Ele enfatizou a importância de que as associações realizem reuniões para decidir coletivamente o projeto produtivo a ser implementado e a lista de associados que serão beneficiados.

Para iniciar o processo, os interessados podem entrar em contato diretamente com Adriano Santana, com Acácio Ribeiro, agente territorial do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, ou procurar o sindicato local. Adriano destacou ainda que apenas aqueles que não possuem nenhuma renda podem ser beneficiados pelo programa, reforçando o compromisso do PSI em apoiar os agricultores familiares mais vulneráveis.

Confira a entrevista gravada com Adriano Santana, coordenador do PSI: https://fb.watch/tXgBTSlNX7/