A facilitadora Adelle Azevedo esteve em Floriano conduzindo as oficinas de gênero do projeto Mulheres pela Justiça Climática, iniciativa desenvolvida pela EMA em parceria com a Cáritas, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Adelle explicou que sua vinda tem como objetivo realizar um processo de diagnóstico junto às mulheres beneficiadas pelo projeto. Ao todo, nove grupos de horticultoras participam da ação, que busca fortalecer os grupos comunitários e ampliar a restauração florestal por meio da produção de mudas, especialmente do bioma amazônico, destinadas a programas de reflorestamento e iniciativas ligadas ao mercado de carbono.

Durante sua jornada em Floriano, a facilitadora destacou que encontrou realidades diversas na zona rural e urbana, mas também identificou um ponto em comum entre os grupos: as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no acesso à saúde, como consultas e exames.
Segundo Adelle, após essa etapa de escuta e levantamento da atual situação das participantes, será elaborado um plano de ação que servirá de guia para garantir os direitos das mulheres envolvidas no projeto.
Confira a entrevista gravada com Adelle Azevedo, facilitadora das oficinas de gênero: https://www.facebook.com/share/v/1YXJ546G8t/