Na última segunda-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava ronda na BR-135, em Colônia do Gurguéia (PI), quando um condutor se aproximou solicitando auxílio, pois sua filha de apenas um mês de idade estava engasgada.
Prontamente, a equipe da PRF realizou a manobra de Heimlich, um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Foram realizadas várias tentativas de desobstrução das vias, e o PRF continuou procedendo com a manobra até que a criança apresentou melhoras nos sinais vitais. A equipe então deslocou-se com a criança para o pronto-socorro da cidade, onde ela recebeu atendimento médico.
O PRF Wilton, um dos policiais que participou da ocorrência, expressou: “Essa ocorrência em especial me colocou em um desafio duplo, tanto como pai quanto como PRF. Quando eu fiz a primeira manobra lá no local e entrei com a bebê na viatura, lembro que olhava para ela e pensava no meu filho, pensava no bem dela… e pensava que vai dar tudo certo, com fé em Deus vai dar tudo certo. Na hora, a sensação de ver que ela estava bem, que o pai estava se acalmando e que a mãe já estava sorrindo é indescritível. Como profissional e como pai, eu entendo o desespero que eles estavam sentindo, e a oportunidade de poder ajudar é um prazer e um orgulho sem tamanho. E a gente está na rua, na ronda, para ajudar qualquer um que precisar, sempre servindo e protegendo a sociedade.”
Fonte: Site do Gov