Conegundes Gonçalves, presidente do SICOMFLOR (Sindicato do Comércio Varejista de Floriano), concedeu uma entrevista explicando como será o funcionamento do comércio local durante o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. Ele afirmou que, de acordo com o que foi estabelecido na negociação coletiva, o comércio tradicional não abrirá, com exceção de alguns setores essenciais.
Estarão autorizados a funcionar supermercados, hipermercados, atacarejos, farmácias, churrascarias, restaurantes, postos de combustíveis e lojas de conveniência. Pequenos comércios, normalmente administrados por famílias, também poderão abrir suas portas. Quanto ao Mercado Central de Floriano, a decisão de funcionamento ou não ficará a critério de sua administração.
Gonçalves destacou ainda que, para os supermercados que optarem por funcionar, o expediente será limitado, encerrando-se até, no máximo, às 12h30.
Ele reforçou que o sindicato defende a prática do trabalho, desde que a legislação trabalhista seja cumprida. Isso inclui a jornada semanal de 44 horas, e que, caso ocorra a necessidade de horas extras, essas devem ser devidamente remuneradas ou compensadas com folga. Segundo o acordo coletivo, o trabalhador que exceder suas 8 horas diárias que podem ser de até 60 dias em horas podem receber o pagamento das horas extras ou a compensação por meio de folgas, conforme o que for mais adequado.
Dessa forma, o SICOMFLOR garante que as regras acordadas sejam seguidas, proporcionando equilíbrio entre as necessidades do comércio e o respeito aos direitos trabalhistas.
Confira a entrevista gravada com Conegundes Gonçalves, presidente do SICOMFLOR: https://fb.watch/uqKJ8bJPDp/