Após as declarações do recém-eleito presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, de que petistas que apoiarem Ciro Nogueira poderão ser punidos até com expulsão, o deputado federal Flávio Nogueira pediu mais prudência nas falas do correligionários. Flávio argumenta que o PT não terá candidato ao Senado nestas eleições, o que dificulta cobrar fidelidade irrestrita do partido a outras siglas principalmente porque, segundo ele, muitas dessas siglas também não demonstram fidelidade ao PT. O deputado afirmou ainda que ele e seu filho, o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (Flavinho), são quadros importantes do partido, mas pouco ouvidos pela cúpula. “Perder esse espaço seria uma grande perda para o PT”, destacou.
O giral de Noleto: embate com Ciro escancara desgaste na comunicação.
Parece que não foi uma boa estratégia para o secretário de Comunicação do Governo do Piauí, Marcelo Noleto, sair da linha institucional e partir para o embate direto com o líder da oposição, Ciro Nogueira. Mesmo tendo ocupado cargo estratégico no Karnak, Noleto ainda é pouco conhecido fora dos bastidores políticos. E, sem forte carisma nas redes, acabou sendo alvo de críticas e reações negativas ao confrontar um adversário político de peso. A disputa, ao que tudo indica, foi perdida nas redes sociais — e de goleada. O secretário, que trocou o bastidor do governo pela “briga de rua”, abriu espaço para ataques e comentários majoritariamente contrários em suas próprias publicações. A repercussão nas redes foi tamanha que se tornou difícil até filtrar as críticas. Talvez fosse mais prudente delegar esse tipo de embate a um nome político mais consolidado. Afinal, a imagem da comunicação do governo pode acabar sofrendo com esse tipo de exposição improvisada.
Kassab lança Júlio César ao Senado em Teresina.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já está em Teresina para participar de um importante encontro político, que nas entrelinhas deve marcar o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Júlio César ao Senado. O evento deve reunir um grande público, já que o grupo liderado por Georgiano Neto e Júlio César tem força e capilaridade no estado. No entanto, a expectativa é que a ausência de aliados ligados ao Karnak fique evidente, sinalizando um distanciamento do governo estadual em relação à possível candidatura de Júlio. Mesmo sem anúncio oficial, o gesto de Kassab ao vir pessoalmente à capital piauiense reforça a leitura de que o PSD está decidido a ter candidatura própria ao Senado em 2026 — e Júlio César é o nome da vez.
Capote desafia a Justiça e usa prefeitura na campanha do irmão.
O preceito de Barras, Edilson Capote, vem sendo apontado como símbolo de desrespeito ao Judiciário piauiense, acumulando práticas consideradas ilícitas sem enfrentar punições. Pelo contrário Capote parece fazer questão de subestimar o Ministério Público e o sistema de Justiça do estado. Agora, o prefeito é acusado de usar a máquina pública para promover a campanha do irmão, Wilson Capote, conhecido pelas iniciais “WC” e também como “Bombado”. Atual secretário de Administração do município, WC vem intensificando sua pré-campanha com eventos que estampam sua logomarca pessoal , mas que, segundo denúncias, são bancados e organizados com recursos da prefeitura. A movimentação política inclui até a compra de lideranças locais, visando ampliar sua base eleitoral com estrutura e recursos da gestão municipal. A situação tem causado indignação entre moradores e observadores da política local, que esperam uma resposta firme das autoridades. Afinal, o que se vê em Barras é uma afronta às leis eleitorais e ao bom uso da coisa pública um retrato preocupante de como líderes políticos podem desrespeitar a Justiça sem receio de consequência.
Leopoldina Cipriano vai comandar a FMS.
A enfermeira Leopoldina Cipriano, com quase 30 anos de atuação na saúde pública do Piauí, foi escolhida para assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Ela ocupava até então a Secretaria de Saúde do município de Miguel Alves e também preside o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI). Reconhecida pelo conhecimento técnico e pela experiência na gestão pública, Leopoldina assume o cargo em um momento delicado e com desafios políticos significativos como as indicações partidárias para coordenação de UBSs, que já causaram desgaste e foram apontadas como um dos motivos da saída do ex-presidente Charles Silveira. Apesar disso, a expectativa é positiva. A nova gestora afirmou à imprensa que a FMS precisa do apoio dos parlamentares, destacando que a fundação “não cuida apenas de Teresina, mas de todo o estado”.
Morte de delegado em operação em Caxias acende alerta sobre preparo policial.
A morte do delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, durante uma operação entre Caxias e Timon, acendeu um alerta preocupante. O delegado foi assassinado pelo principal alvo da operação, que ainda deixou outros dois policiais feridos ambos sobreviveram. O caso levanta uma questão urgente: estão os policiais do Maranhão e do Piauí devidamente equipados e preparados para as inúmeras operações que têm ocorrido na região? No Piauí, por exemplo, a Academia de Polícia não tem ofertado reciclagens frequentes aos agentes, mesmo diante da crescente demanda por ações em campo. Policiais ouvidos pela coluna reconhecem a estrutura física da academia, mas apontam uma paralisia na gestão e falta de atualização nos treinamentos o que pode comprometer diretamente a segurança dos profissionais. O episódio trágico envolvendo o delegado Márcio Mendes não é apenas um caso isolado de violência contra a autoridade policial. Ele escancara a necessidade urgente de reforçar o preparo, a capacitação contínua e os investimentos em segurança para que policiais estejam aptos a agir com proteção, estratégia e eficiência.
Fonte: Portal Encarando