Hoje, a 10ª Gerência Regional de Educação (GRE) de Floriano recebeu o diretor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, Professor Amílcar Ximenes, e a equipe da Educação de Jovens e Adultos para o lançamento do programa “Alfabetiza Piauí”. Este programa, em parceria com o governo do estado, tem como objetivo erradicar o analfabetismo através de monitoramento e intervenções específicas.
A gerente regional da 10ª GRE, Glauci Barros, destacou a importância do programa e pediu à população que auxilie na identificação de pessoas que não saibam ler nem escrever, encaminhando-as para uma escola pública estadual para se matricular nas aulas do programa. Algumas das escolas que já estão com o programa disponível incluem Lindolfo Uchôa, Mirte Demes e Zezinho Vasconcelos.

O encontro de hoje teve o objetivo de explicar como funcionará o programa, incluindo detalhes sobre as matrículas, o recebimento da bolsa, a formação dos professores, o material didático, a alimentação, e o transporte. O programa “Alfabetiza Piauí” tem uma duração de seis meses e oferece uma bolsa de 600 reais, parcelada em três vezes, para os alunos que se matricularem.
O Professor Amílcar Ximenes ressaltou a importância do programa para aqueles que não conseguiram se alfabetizar na idade adequada e convocou a população a mobilizar todas as pessoas que necessitam deste auxílio. Ele explicou que o programa deve percorrer todo o estado, e no dia 3 de julho acontecerá o “Dia D” em todos os municípios, mobilizando a população para trazer o público-alvo às salas de aula.
Confira as entrevistas gravadas: