Entre os dias 26 e 28 de novembro, ocorreu a 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O evento foi realizado na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF, com o tema central “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
A iniciativa teve como objetivo promover a educação profissional e tecnológica, ampliando seu reconhecimento social e atratividade. Durante o evento, autoridades, estudantes e educadores participaram de atividades como palestras, exposições de projetos, debates e troca de experiências entre instituições de todo o país.
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, foi um dos palestrantes, destacando a experiência pioneira do estado na universalização do ensino integral com foco em educação profissional e tecnológica. Ele ressaltou que o Piauí será o primeiro estado brasileiro a transformar todas as escolas de ensino médio em instituições de tempo integral com ensino técnico. Bandeira também visitou os estandes dos projetos apresentados pelos alunos piauienses e parabenizou estudantes e professores pelos trabalhos que abrangem áreas como meio ambiente e saúde.

Outro destaque foi a presença do deputado federal e presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Dr. Francisco Costa, que também prestigiou os projetos do Piauí. Entre os destaques estavam:
- O repelente natural à base de cenoura e urucum, desenvolvido por alunos de Floriano, para ajudar na prevenção da dengue.
- O aerogerador do sertão, criado por estudantes de Paulistana, voltado para geração de energia em localidades com dificuldades no acesso à eletricidade.
- A proposta de alimentação escolar sustentável, apresentada por alunos de Teresina, que busca aprimorar a qualidade e a sustentabilidade nas merendas escolares.
O deputado elogiou o trabalho dos estudantes e a gestão da Secretaria de Educação, enfatizando a importância de iniciativas que impactam positivamente a sociedade e reforçam o papel da educação no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.
Confira como foram as visitas das autoridades aos estandes do Piauí: