Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o comércio em Floriano seguirá normas específicas de funcionamento, conforme esclarecido por Conegundes Gonçalves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano (SICOMFLOR). Em entrevista, ele explicou que, de acordo com a convenção coletiva firmada em janeiro de 2024, apenas serviços essenciais estarão autorizados a operar.
Entre os estabelecimentos que poderão abrir estão supermercados, hipermercados, atacarejos, farmácias, churrascarias, restaurantes, lojas de conveniência, além do Mercado Central e estabelecimentos próximos a ele, caso considerem conveniente. Estes locais poderão operar normalmente até as 13h.
Para os funcionários desses serviços essenciais, como exemplificado pelos supermercados, o trabalho no feriado implica em uma negociação de folga proporcional às horas trabalhadas, conforme o acordo da empresa. Conegundes destacou que essa negociação depende das políticas individuais de cada estabelecimento.
Ele concluiu afirmando que o formato de funcionamento do comércio para feriados foi estabelecido na convenção coletiva e homologado pelas três partes envolvidas: o sindicato laboral, o sindicato patronal e o Ministério do Trabalho. As empresas que desrespeitarem o acordo estarão sujeitas às penalidades previstas na convenção.
Confira a entrevista gravada com Conegundes Gonçalves, presidente do SICOMFLOR: https://www.facebook.com/share/v/15AK11BLq2/