Na manhã da última quarta-feira(12), representantes de entidades de classe, da Loja Maçônica e do Rotary Club de Floriano visitaram a Câmara Municipal para discutir com o presidente Marcony Alisson a crescente sensação de insegurança no município.
Durante o encontro, os representantes entregaram um ofício solicitando providências do Poder Legislativo para mobilizar instituições e vereadores na busca por soluções para a segurança pública. Marcony Alisson destacou a importância da união entre os três poderes, as polícias e a sociedade civil para garantir a paz na cidade.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Conegundes Gonçalves, explicou que as entidades têm sido abordadas frequentemente sobre a onda de violência e que, inicialmente, cogitou-se organizar uma manifestação pública. No entanto, sabendo que a Câmara também estava sendo procurada sobre o tema, decidiu-se formalizar um documento solicitando apoio. Ele destacou que, caso necessário, as entidades buscarão reunião com o secretário de Segurança ou até com o governador, para expor a preocupação da população.

O 1º secretário da Câmara, vereador David Oka, ressaltou a necessidade de um esforço conjunto da sociedade civil e do poder público para conter a criminalidade. Ele sugeriu o monitoramento por câmeras de segurança, relembrando que, tempos atrás, os comerciantes doaram equipamentos ao município, mas, por falta de manutenção, acabaram obsoletos. Além disso, Oka defendeu o aumento do efetivo policial e novos aparatos de segurança para reforçar a identificação e captura de criminosos, alertando que bandidos de outras cidades estão cometendo crimes em Floriano.
A iniciativa demonstra a crescente preocupação da sociedade florianense com a segurança pública e a busca por soluções efetivas para conter a criminalidade no município.
Confira alguns momentos da reunião realizada na Câmara Municipal: