O chefe de serviço da Unidade Local do DENIT em Floriano, José Carvalho, comentou sobre a situação crítica do trecho da BR-230, que vai do Mix Mateus até a Ponte do Rio Parnaíba. Segundo ele, o segmento é considerado problemático, com intervenções pontuais já realizadas em diversas ocasiões, mas que não resolveram os problemas de forma definitiva.

Uma sondagem técnica revelou que o lençol freático do trecho é raso, ou seja, a água subterrânea está muito próxima das camadas do pavimento, o que compromete a durabilidade das obras superficiais.
Para garantir uma solução duradoura, José informou que será necessária uma intervenção completa, incluindo:
- Remoção total do pavimento existente;
- Implantação de um colchão drenante de areia;
- Instalação de drenos profundos complementares;
- Reforço da base com adição de cimento para maior estabilidade.
Ele também destacou que o contrato atual de manutenção está em fase de encerramento, mas que já está sendo preparada a licitação para manutenção e restauração de todo o trecho da BR-230, contemplando essa obra específica.

Enquanto a intervenção definitiva não acontece, será feito um serviço temporário para reduzir as irregularidades, buscando minimizar os riscos e os transtornos aos motoristas e motociclistas que trafegam pela rodovia.
José Carvalho acredita que a licitação deve ser lançada ainda neste semestre, mas a execução da obra ficará para 2026, devido à proximidade do período chuvoso.
Confira a entrevista com o chefe de serviço da Unidade Local do DENIT em Floriano, José Carvalho: https://www.facebook.com/share/v/1LVBCE5YrD/