Lívio Amorim, chefe da nona zona eleitoral, falou sobre as atividades a serem desenvolvidas nos cartórios eleitorais após as convenções. Lívio explicou que, após as convenções, os candidatos devem apresentar os pedidos de registro de candidatura, que estão sendo realizados no cartório eleitoral. A análise inicial dos pedidos também está em andamento e, se houver alguma diligência a ser realizada, o juiz determinará para que sejam cumpridas no prazo.
Lívio mencionou que alguns candidatos e partidos ainda não apresentaram seus pedidos, mas têm até o dia 15 de agosto para fazê-lo. Caso algum candidato apresente problemas com a documentação, o cartório intimará o candidato para que complemente os documentos necessários.
Sobre as visitas aos locais de votação, Lívio informou que quase todos já foram visitados, faltando apenas o Amolar, que está previsto para ser visitado na próxima semana. Se for identificado que algum local não está apto para receber as sessões eleitorais, os locais serão alterados. Em caso de alteração, os eleitores que tiveram seu local de votação alterado poderão baixar o app e-Título para serem avisados da mudança, ou procurar o cartório eleitoral, que também fará a divulgação nos meios de comunicação.
Em relação aos mesários, Lívio esclareceu que o edital já foi expedido e as convocações já foram iniciadas. Muitos dos mesários convocados já trabalharam em eleições anteriores. Caso algum mesário não possa trabalhar nas eleições, deve apresentar o pedido de recusa, que será analisado pelo juiz eleitoral.
Sobre a preparação das urnas, Lívio explicou que o TRE realizará um teste com técnicos e, posteriormente, no mês de setembro, as urnas serão preparadas e os mesários também serão treinados. A urna que será utilizada nessas eleições será o modelo de 2022, o mais recente, e será o primeiro contato dos mesários com essas urnas.
Lívio encerrou explicando que, caso o eleitor não possa votar por motivo de título cancelado, não será mais possível regularizar e terá que pagar multa. Em caso de dúvida sobre o local de votação, o eleitor pode visitar o cartório eleitoral ou baixar o aplicativo e-Título.
Confira a entrevista gravada com Lívio Amorim, chefe da 9° Zona Eleitoral: https://fb.watch/tPURByXZW6/