Entre os dias 26 e 28 de novembro, foi realizada a 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O evento aconteceu na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF, com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
O objetivo foi divulgar a educação profissional e tecnológica, promovendo reconhecimento social e atratividade, por meio de atividades como competições, debates, intercâmbio de ações e exposição de projetos de destaque desenvolvidos por instituições de todo o país.
Um dos grandes destaques do evento foi o CETI Fauzer Bucar, de Floriano, que representou o Piauí com o projeto “O Fim da Picada”, um repelente natural com base em urucum e cenoura criado pelos alunos com o auxílio do professor e doutor em química, Marcos Aurélio. O produto tem como foco ajudar na prevenção à dengue, uma doença que apresentou alta incidência no Brasil em 2024.

Os alunos André Rocha e Ricardo Cipriano, integrantes do projeto, relataram que participar do evento foi uma oportunidade transformadora. André destacou a chance de aprender e conhecer trabalhos de outras escolas do Brasil, enquanto Ricardo revelou que, no início, não imaginavam que o projeto tomaria tamanha proporção.
Apesar do nervosismo de apresentar a iniciativa para um público amplo e interessado, os alunos enfatizaram que o tema gerou grande interesse devido à relevância da prevenção à dengue. Ambos agradeceram à diretora do CETI Fauzer Bucar, Joanita Delmondes, pelo apoio e pela orientação, que foram fundamentais para o sucesso na apresentação do projeto.

Para os jovens, além do aprendizado técnico, o evento deixou memórias significativas e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a comunicação e o trabalho em equipe. André reforçou a importância do estudo como um meio de alcançar lugares inesperados, enquanto Ricardo destacou o valor da persistência e incentivou outros jovens a buscarem seus sonhos e priorizarem a educação.
A participação do CETI Fauzer Bucar no evento reafirma o potencial transformador da educação profissional e tecnológica, mostrando como projetos inovadores podem impactar positivamente a sociedade e preparar jovens para desafios futuros.
Confira a entrevista gravada com André e Ricardo Integrantes do projeto “Fim da Picada”: https://www.facebook.com/share/v/19JC9ddhFC/