Nossa reportagem visitou a Casa de Acolhimento à Pessoa Idosa Manoel Da Guia, onde conversamos com o coordenador Luiz Henrique, que explicou como é o dia a dia dos idosos na instituição. Ele destacou que a casa é filantrópica, sem fins lucrativos, atualmente acolhendo 27 idosos de várias partes do Piauí e duas idosas de Timon, Maranhão, que foram encaminhadas pelo Ministério Público. Os idosos acolhidos são, em sua maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade.
Luiz Henrique também mencionou que, apesar de não receber recursos municipais, estaduais ou federais, a casa conta com o apoio da Secretaria de Saúde, que realiza visitas quinzenais com um médico para consultas e exames. Durante campanhas da secretaria, os profissionais também vão até a instituição para atender os idosos.
Ele reforçou que a casa é mantida pelo benefício dos próprios idosos, mas, em muitos casos, esses benefícios estão comprometidos por empréstimos feitos por terceiros. Por isso, a instituição realiza campanhas para suprir necessidades como alimentos, fraldas, materiais de limpeza e higiene pessoal, sempre contando com o apoio da comunidade.
Luiz concluiu convidando aqueles que desejarem doar ou visitar a casa, afirmando que as portas estão sempre abertas para ajudar os que desejam ajudar os idosos.
Confira a entrevista gravada com o coordenador da Casa de Acolhimento a Pessoa Idosa, Luiz Henrique: https://www.facebook.com/share/v/GVvTv8Xy3djDbUQk/