Na última semana, uma notícia promissora ecoou pelos campos do estado do Piauí, trazendo alívio e expectativa para os criadores de gado. A autorização para antecipar a campanha de vacinação contra a febre aftosa é um marco significativo para o Piauí pois será a última vacinação do estado.
O coordenador da ADAPI(Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí) regional de Floriano em entrevista falou sobre o desafio que tal adiantamento vai trazer “A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que seria realizada em maio, ela foi antecipada agora para 1º de abril até o dia 30 de abril. Sem prorrogação. Esse foi o encargo que o Ministério deu para a gente. É uma verdadeira prova de fogo que nós vamos enfrentar.”
Pediu aos criadores para comparecerem na campanha ” Eu peço encarecidamente aos criadores de Bovino, se vocês quiserem acabar com a vacinação contra a febre aftosa no estado do Piauí, a oportunidade é essa. Agora a campanha, o Ministério da Agricultura já falou, vai ser dentro do mês de abril a vacinação e a certificação.”
Explicou o processo que o criador deve seguir e a importancia de cumpri-lo ” Então, o produtor tem que comprar a vacina, vacinar e vir fazer o cadastro da vacina aqui na ADAPI, dentro do mês de abril, dia 1° a dia 31. Por quê? Porque a Organização Internacional de Episodia, que são os responsaveis por definir o calendário para acabar com a vacina, ele só se reúne uma vez por ano no meio do mês de maio. Se a gente não fizer o dever de casa agora em abril e mandar os papéis para essa reunião de maio, aí só em maio do próximo ano. Então, novamente, o governo do Estado, através da ADAPI, vai fazer essa campanha em massa agora, através também da Secretaria do Secom, porque a gente só tem o mês de abril para vacinar e certificar.”
Confira a entrevista gravada como o coordenador da ADAPI regional de Floriano, Cleyton cunha: https://fb.watch/qOQulfAalX/