Na próxima quarta-feira, 20 de novembro, feriado nacional em celebração ao Dia da Consciência Negra, o comércio de Floriano terá funcionamento diferente. O presidente da SICOMFLOR, Conegundes Gonçalves, explicou que, conforme acordado na convenção coletiva de janeiro deste ano, o comércio em geral poderá funcionar das 8h às 13h, caso seja considerado benéfico pelos estabelecimentos.
As horas trabalhadas no feriado deverão ser compensadas com folga ou remuneradas com acréscimo de 100%, conforme a política de cada estabelecimento comercial. Já os serviços essenciais, como supermercados, hipermercados, atacarejos e o comércio do entorno do mercado central, funcionarão normalmente, garantindo atendimento à população.
O formato de funcionamento do comércio para feriados foi estabelecido na convenção coletiva e homologado pelas três partes envolvidas: o sindicato laboral, o sindicato patronal e o Ministério do Trabalho. As empresas que desrespeitarem o acordo estarão sujeitas às penalidades previstas na convenção.
Confira a entrevista gravada com o presidente da SICOMFLOR, Conegundes Gonçalves: https://www.facebook.com/share/v/18BWCaw8xp/