Hoje, dia 11 de julho, foi realizado o Dia D do Alfabetiza Piauí, uma iniciativa destinada a mobilizar a população para trazer o público-alvo às salas de aula. A ação começou às 8 horas na Praça Dr. Sebastião Martins e teve como objetivo principal ajudar a alfabetizar jovens e adultos que não aprenderam a ler e escrever na idade certa.
O professor Amílcar Albuquerque, diretor do ensino de jovens e adultos no estado do Piauí, destacou que o programa já é um sucesso em todo o estado. Ele explicou que a meta é alfabetizar 100 mil alunos até 2026. Amílcar também pediu à população de Floriano que conheça alguém que não teve a oportunidade de se alfabetizar para indicar o programa. Em Floriano, já há mais de 700 alunos inscritos, e no estado, mais de 11 mil, aproximando-se da primeira meta determinada pelo secretário e pelo governador do estado, que é alcançar 12.500 alunos.
A professora Nicácia enfatizou a importância deste programa, destacando-o como um momento ímpar para o Piauí. Segundo ela, a Secretaria de Educação e o Governo do Estado abraçaram as pessoas que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na idade certa, buscando reduzir a porcentagem de analfabetos no estado. Para isso, o Dia D foi realizado em todo o estado, com responsáveis pelas inscrições se reunindo em praças públicas, escolas e mercados, além de irem de porta em porta para falar sobre o programa.
Se você conhece alguém que se encaixa na descrição, leve-o à Praça Dr. Sebastião Martins para que possa se inscrever e ter a oportunidade de aprender a ler e escrever. O objetivo é mudar a vida dessas pessoas para melhor, erradicando o analfabetismo no Piauí.
Confira as entrevistas gravadas no dia D do Alfabetiza Piauí em Floriano: https://fb.watch/tfIV_qRQHs/