Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SINTE Regional de Floriano participa de reunião do COLEFUN e debate pautas da categoria administrativa da educação

O SINTE Regional de Floriano marcou presença na última reunião do Coletivo de Funcionários de Escolas do SINTE-PI (COLEFUN), realizada na sede do sindicato, em Teresina, na sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025. O encontro reuniu representantes de várias regionais para discutir pautas de interesse dos funcionários administrativos da educação.

Durante a reunião, foram debatidos temas como o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), o andamento do Projeto de Lei nº 2531/21 e a realização de concurso público para a categoria. Também foram apresentadas críticas à gestão estadual pelo não cumprimento do acordo que previa a inclusão dos administrativos no concurso público anunciado para 2026.

A presidente do SINTE-PI, Paulina Almeida, apresentou uma análise sobre o PL 2531/21, destacando os avanços do projeto, os desafios para sua implantação e as futuras mobilizações que deverão ser realizadas diante da resistência de governos estaduais e municipais em cumprir o que está previsto na legislação.

Representando a Regional de Floriano, o vice-presidente Romildo Barros destacou a falta de interesse do governo do estado em atender as reivindicações da categoria e chamou atenção para o aumento das denúncias relacionadas à superlotação das escolas da rede estadual, à presença de terceirizados e ao uso de indicações políticas, o que, segundo ele, inviabiliza a abertura de vagas por meio de concurso público.

Durante o encontro, também foi debatido o direito às gratificações de tempo integral, assegurado aos servidores administrativos, mas que, conforme foi ressaltado, ainda enfrenta dificuldades para ser efetivado. Ficou definido que em 2026 será realizada uma campanha de esclarecimento, com ações presenciais, para orientar a categoria e fortalecer a luta pelo cumprimento desse direito.

O espaço foi aberto para manifestações dos presentes, que relataram situações vivenciadas no cotidiano das escolas e reforçaram a necessidade de mobilização. Ao final da reunião, foi informado que o governo do estado adiou a reunião sobre o PCCS do dia 16 para o dia 17 de dezembro, às 14h30, e que no dia 18 de dezembro será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta governamental e definir os próximos encaminhamentos, negociações e ações da categoria.

Inscreva-se No Nosso Canal No Youtube

clinicor floriano