Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiscalização da nova frota de ônibus escolares de Floriano mobiliza vereadores e autoridades; renovação completa ocorrerá em setembro

Na manhã da última segunda-feira, 5 de agosto, foi realizada a vistoria da nova frota de ônibus que será utilizada no transporte escolar de Floriano. A ação contou com a presença de vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação e de órgãos de fiscalização.

A secretária municipal de Educação, Marisol Simplício, destacou que a vistoria foi acompanhada por instituições representativas como o Conselho do FUNDEB, o Conselho Municipal de Educação, a SUTRAN, o DETRAN, além de representantes do Poder Legislativo: o presidente da Câmara Municipal, Marcony Alisson; o vice-presidente, Felipe Vieira; o vereador Manfrine, presidente do Conselho Municipal de Educação; e os vereadores Salomão Holanda, Dessim Almeida, James Rodrigues e Edvaldo Araújo.

Marisol explicou que a frota será completamente renovada a partir de setembro, com a adequação de todas as rotas, por meio da licitação vencida por novas empresas. Apenas após esse período o serviço renovado será efetivamente ofertado à comunidade escolar.

Para o mês de agosto, o transporte continuará sendo operado pelas empresas que já prestavam serviço anteriormente, uma vez que seus contratos seguem vigentes. A secretária afirmou que essas empresas já foram contatadas e continuarão ofertando o transporte escolar de forma regular durante esse mês de transição.

O vereador James Rodrigues, líder da maioria, destacou a atuação do legislativo não apenas na cobrança por melhorias, mas também no acompanhamento das ações relativas ao transporte escolar. Ele ressaltou a importância do serviço, especialmente para alunos da zona rural, e enfatizou a necessidade de garantir segurança e eficiência no deslocamento dos estudantes. Segundo ele, dos seis núcleos do transporte escolar, apenas dois — L3 e Tabuleiro do Mato — foram contemplados neste primeiro momento.

Verador James Rodrigues

Durante a vistoria, foi constatado que, apesar de os veículos serem novos, alguns deles estavam com itens de segurança ausentes, como cintos de segurança. A empresa responsável se comprometeu a realizar as devidas adequações. Quanto aos núcleos da Vereda Grande, Amolar, Papa Pombo e o setor urbano, a ausência de empresas vencedoras inviabilizou o início do serviço, já que a empresa que ofereceu o maior lance não compareceu com os veículos para a vistoria.

James Rodrigues informou ainda que foi solicitado à secretária municipal de Educação, Marisol Simplício, celeridade no processo, com a expectativa de que até o fim do mês de agosto uma nova empresa seja definida para atender os demais núcleos.

Vereador Edvaldo Araújo

Já o vereador Edvaldo Araújo, líder da minoria na Câmara Municipal, reforçou que apenas uma das duas empresas vencedoras compareceu à vistoria. Ele explicou que os ônibus apresentados estão, aparentemente, em condições adequadas para o uso e ressaltou a importância da homologação do contrato e da apuração do motivo do não comparecimento da outra empresa. Defendeu ainda que, caso necessário, a segunda colocada no processo licitatório seja convocada para garantir a continuidade do processo.

Os parlamentares reafirmaram a importância da participação da população, pais e estudantes na fiscalização do transporte escolar, um serviço essencial para assegurar o direito à educação com qualidade.

Confira as entrevistas gravadas a cerca da vistoria dos novos ônibus escolares do municipio:

Inscreva-se No Nosso Canal no Youtube

clinicor floriano