A Cáritas Diocesana em parceria com o SEBRAE estão ministrando um curso voltado para produtores da agricultura familiar em Floriano, com o objetivo de capacitar os agricultores a aproveitar frutas e hortaliças da região para a fabricação de diversos produtos, como doces cristalizados, geleias, rapadura e conservas. O curso, que vai até o dia 27 de setembro no antigo SEFAS, é ministrado pelo consultor Lenildo Lima, que destacou o foco em gerar e melhorar a renda dos agricultores e evitar o desperdício de alimentos.
Lenildo explicou que as aulas, que ocorrem das 8h às 17h, abordam técnicas para o aproveitamento máximo dos produtos da agricultura familiar, utilizando, por exemplo, frutas nativas da região. Ele também ressaltou a parceria entre o SEBRAE e a Cáritas Diocesane atráves do projeto ABC dos Direitos Humanos, destacando a importância da colaboração para fortalecer a geração de renda dos pequenos produtores e reduzir o desperdício.
Com 27 anos de experiência, incluindo trabalhos internacionais, Lenildo expressou a satisfação de poder ajudar a comunidade: “Não há dinheiro que pague a satisfação de contribuir para que as pessoas melhorem suas condições de vida e utilizem melhor os recursos que têm.”

Um dos alunos do curso, Neivaldino, compartilhou sua experiência, destacando o quanto o curso tem sido proveitoso para a comunidade local. Ele comentou sobre a segunda vez em que Lenildo ministra o curso em Floriano e falou sobre as novidades trazidas, como o uso da cagaita, uma fruta nativa pouco conhecida, para a produção de geleias e doces. Neivaldino também ressaltou a importância do curso na geração de renda e elogiou o papel da divulgação nos meios de comunicação, que tem ajudado a espalhar o movimento, pois mesmo com o apoio do município é dificil alcançar os clientes.
Com essa iniciativa, a Cáritas Diocesana e o SEBRAE reafirmam seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável na região, contribuindo para que os agricultores possam ampliar suas atividades e garantir uma maior independência econômica.
Confira as entrevistas gravadas no curso do SEBRAE voltado para a agricultura familiar: https://fb.watch/uRXi_gfi2F/