Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plantão Nacional e Estadual: Mídia nacional acende alerta sobre uso político das Polícias Civis.

O alerta partiu de Brasília e ecoou pelos estados. Colunistas nacionais, como Lauro Jardim (O Globo), levantam suspeitas de que Polícias Civis estariam sendo usadas como braços políticos de governos locais  instrumentos de intimidação, vigilância e controle. No Maranhão, os deputados federais Rubens Pereira Júnior e Márcio Jerry recorreram à Polícia Federal, denunciando abusos, escutas ilegais e vazamentos seletivos supostamente orquestrados com fins políticos. Segundo apuração, parlamentares de ao menos outros dois estados também acionaram a PF em silêncio, preocupados com o mesmo cenário. Em pleno clima pré-eleitoral, cresce o temor de que o aparato policial esteja sendo transformado em arma de poder e não de justiça.

Leonardo Sobral, o Sheik do Asfalto, com contratos milionários sob sigilo no DER-PI. 

O diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral, conhecido nos bastidores da política como “Sheik do Asfalto”, tem sua gestão marcada por falta de transparência em contratos públicos milionários. Recentemente, Sobral colocou sob sigilo o contrato nº 15/2022, no valor de R$ 59.885.804,13, com a Companhia Agrícola Mineradora e Construtora Icaraí Ltda., empresa ligada a Mathias Neto Maia Machado e Castro, sobrinho do senador Marcelo Castro. O caso já foi denunciado ao Ministério Público de Contas (MPC), que encaminhou a apuração à Diretoria de Fiscalização de Licitações e Contratos (DFCONTRATOS). Diante disso, fica a pergunta: por que tanto sigilo? Por que tanta obscuridade em um contrato desse porte, envolvendo recursos públicos vultosos e uma empresa ligada a parentes de políticos influentes?

Republicanos monta sua própria raia. 

O Partido Republicanos no Piauí, comandado pelo deputado federal Jadyel Juppi, começa a montar uma estrutura sólida que indica não abrir mão de chapa própria nas eleições de 2026. O movimento ganhou força com a confirmação da filiação do ex-deputado Fábio Abreu, que deve oficializar sua entrada na legenda durante a janela partidária. O Republicanos já conta com a vereadora Ana Fidelis, que teve quase 30 mil votos na disputa passada para deputada federal, e com o próprio Jadyel Juppi, que alcançou cerca de 100 mil votos em 2022 , números que dão ao partido musculatura eleitoral e projeção de crescimento. Nos bastidores, há ainda a expectativa da chegada do delegado Charles, nome que fortaleceria de vez a chapa proporcional, fechando um grupo competitivo e com chances reais de eleger dois deputados federais. O cenário, no entanto, contraria os planos do Palácio de Karnak, que tenta limitar as chapas proporcionais a apenas duas: a do PT e a do PSD/PMDB. Mesmo assim, o Republicanos dá sinais de que não deve recuar e seguirá em raia própria, apostando em um projeto autônomo para 2026.

Ex-prefeito de Guadalupe com salário  na Secretaria de Educação em Teresina, mas mora  no interior. 

O Portal Encarando recebeu a denúncia que o ex- prefeito Wallen Mozinho (PT) da cidade de Guadalupe  recebe R$ 3.800 mensais da Secretaria Estadial de Educação, com lotação registrada na capital Teresina, mas continua morando em Guadalupe. A carga horária não é informada, e a situação levanta estranheza sobre a compatibilidade do exercício do cargo com a distância entre lotação e residência, reforçando questionamentos sobre transparência e fiscalização.

Dudu do PT quer distância das investigações da Polícia Civil. 

O vereador Dudu do PT, presidente da CPI do Rombo, deixou claro que pretende manter a comissão afastada das investigações conduzidas pela Polícia Civil sobre um possível escândalo envolvendo terceirizados na gestão Pessoa. Segundo ele, a CPI não se baseará nos trabalhos da polícia. A declaração levanta questionamentos sobre a confiança dos vereadores na atuação policial e promete acirrar ainda mais os ânimos em torno da comissão.

Chico Lucas na rota do Senado. 

Se o deputado Severo Eulalio for o escolhido para a vice, o nome forte para o Senado é Chico Lucas. Na engenharia política que circula entre os mais experientes , e também entre os mais crédulos ,  da base governista, ainda se desenha, como antecipamos na coluna de ontem, um cenário em que o MDB indicaria Severo  para a vice, unificando a base e abrindo espaço para que o PT indique mais um senador. Nesse arranjo, Júlio César seria conduzido a um tribunal de contas, seja da União ou do Estado. Tudo isso, claro, sem combinar com o PSD. Ainda assim, há quem acredite nesse desenho. O principal deles: Wellington Dias. O nome do PT para ocupar a segunda vaga na chapa majoritária seria o do secretário de Segurança, Chico Lucas, que, com sua popularidade , poderia surpreender e conquistar uma cadeira. 

Fonte: Portal Encarando

Inscreva-se No Nosso Canal no Youtube

clinicor floriano