Lívio Amorim, Chefe do Cartório da 9ª Zona Eleitoral de Floriano, compartilhou detalhes sobre os procedimentos oferecidos aos eleitores até o dia 08 de maio de 2024. Segundo ele, houve um aumento significativo na procura pelos serviços eleitorais nas últimas semanas, à medida que se aproxima o encerramento do cadastro eleitoral.
“Na Nona Zona, já verificamos um aumento nos atendimentos dos eleitores. Nessas semanas que se aproximam agora do encerramento do cadastro eleitoral, a procura está sendo muito boa. Estamos atendendo em média cerca de 30 pessoas por dia, só aqui dos eleitores da Nonazona de Floriano”, destacou Amorim.
O chefe do cartório esclareceu que entre os serviços oferecidos estão revisões nos títulos eleitorais, transferências de domicílio eleitoral e regularizações de pendências.
O Chefe do Cartório ressaltou que o dia 08 de maio é o último dia para realizar operações eleitorais, após o qual o cadastro será fechado e só reabrirá após as eleições, no mês de novembro. Ele alertou para a tendência de aumento na procura nos próximos dias, especialmente próximo ao fechamento do cadastro.
“Em todo o país, nos últimos dias de encerramento do cadastro, as filas nos cartórios eleitorais são enormes. As pessoas deixam para o último dia e consequentemente vão aguardar mais para serem atendidas”, explicou Amorim deixando claro que é recomendavel não esperar os últimos dias.
Lívio Amorim, também esclareceu uma dúvida comum sobre a participação de adolescentes nas eleições. Ele destacou que se um adolescente completar 16 anos até a data do primeiro turno das eleições, poderá votar normalmente nestas eleições de 2024. No entanto, se o adolescente tem 15 anos e completará 16 anos apenas após o primeiro turno, ele pode tirar o título de eleitor agora, porém não poderá votar nesta eleição específica.