Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Florianense José Paraguassú Lança Canção em Homenagem a Esperança Garcia

O escritor, músico, compositor, poeta e membro da ALBEARTES, José Paraguassú, lançou na tarde desta terça-feira, uma composição musical em homenagem à histórica figura de Esperança Garcia. A obra é um tributo à mulher negra escravizada que, em 1770, tornou-se símbolo de resistência ao redigir uma carta ao governador da capitania do Piauí denunciando os maus-tratos sofridos por ela e outras pessoas escravizadas.

Natural de Floriano, Paraguassú é reconhecido por seu envolvimento com a cultura e literatura regional, e agora, através da música, busca eternizar a luta e o legado de Esperança Garcia. A canção valoriza não apenas a força da personagem histórica, mas também reforça a importância da memória e da justiça social na construção da identidade piauiense.

Imagem: @poetajoseparaguassu

A carta de Esperança, escrita em 6 de setembro de 1770, é considerada por estudiosos como um dos primeiros registros de argumentação jurídica redigidos por uma mulher no Brasil. Na ocasião, ela pedia ajuda ao governo da capitania após ter sido separada dos filhos e do marido, detalhando os abusos e violências vividos em uma fazenda.

Dois séculos depois, a OAB do Piauí reconheceu Esperança Garcia como a primeira mulher advogada do estado. A nível nacional, juristas e advogadas negras continuam a reivindicar seu reconhecimento pela OAB Nacional, ampliando o debate sobre representatividade e justiça histórica.

Com sua composição, José Paraguassú não apenas presta uma homenagem, mas também contribui para manter viva a memória de uma das maiores vozes da resistência negra no Brasil colonial.

Confira a homenagem de José Paraguassú a Esperança Garcia: https://www.rota343.com.br/blog/esperanca-garcia/

Inscreva-se No Nosso Canal no Youtube

clinicor floriano