A gerente da 10ª GRE Regional de Floriano, Glauce Barros, comentou sobre o processo de reforma e modernização das escolas estaduais, iniciado em 2023 com previsão de conclusão em 2024, especialmente na região de Floriano, onde a 10ª GRE está implantada e todas as escolas estão em reforma.
Glauce explicou que o governo estadual implementou o programa Moderniza SEDUC, focado na reforma, ampliação e modernização das escolas públicas. O processo começou em 2023 em algumas escolas do estado, como a Monsenhor Uchôa, em Itaueira, e a Dr. José Pinheiro Machado, em Landri Sales. Em 2024, todas as escolas da 10ª GRE foram incluídas no programa e já estão passando por reformas. Após a conclusão das obras, as escolas entrarão na fase de modernização. O plano é que até 2027 todas as escolas públicas do estado estejam modernizadas.
Em relação à sede da 10ª GRE, Glauce informou que a construção já está com as paredes levantadas e a estrutura quase concluída. A previsão é que até o final de 2024 a colocação do telhado seja finalizada, e a entrega da obra está prevista para daqui a três meses.
Glauce destacou com entusiasmo que os 13 municípios e as 25 escolas jurisdicionadas pela 10ª GRE estão sendo beneficiadas pelas obras. Algumas já foram entregues modernizadas, como as de São José do Peixe, Marcos Parente, Landri Sales, e Canavieira. Em Floriano, as escolas Bucar Neto e Fauzer Bucar já passaram pelo processo de modernização e foram entregues.
Sobre os desafios de conciliar obras e aulas em algumas escolas, como o Osvaldo da Costa e Silva, Glauce afirmou que, apesar das dificuldades, tudo está caminhando conforme o planejado, e as reformas estão sendo realizadas sem comprometer o calendário escolar ou o desempenho acadêmico dos alunos.
Confira a entrevista gravada com Glauce Barros, gerente da 10ª GRE Regional de Floriano: https://www.facebook.com/share/v/mAa5xtjFXZEaRBU5/