O governador Rafael Fonteles pediu autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para, em setembro, realizar mais uma viagem internacional, acompanhado de toda a sua comitiva , com despesas custeadas pelo contribuinte. O destino desta vez será a China e a Alemanha, entre os dias 5 e 15 de setembro, com o objetivo de estreitar laços e negociar a comercialização do hidrogênio verde. O anúncio lembra outros episódios recentes. Em 13 de dezembro de 2024, o governo promoveu a inauguração do Porto de Luís Correia, mas, até hoje, nenhuma embarcação atracou no local. O piauiense também recorda das viagens a Portugal, que resultaram até na instalação de um escritório em Lisboa mas, até agora, sem investimentos portugueses no estado. Nos Estados Unidos, outro escritório foi criado, inclusive com uma servidora pública do Piauí designada para morar lá, mas sem resultados concretos até o momento. Agora, fica a expectativa de que dessa vez, com China e Alemanha, venham avanços reais e investimentos que tragam retorno efetivo ao Piauí.
Joaninha, o rei do lixo da capital.
O Tribunal de Justiça autorizou a Prefeitura de Teresina a contratar, sem licitação, o serviço emergencial de coleta e varrição de lixo da capital, enquanto se prepara um processo licitatório para os próximos 5 anos de concessão. O prefeito decidiu dividir a cidade em regiões e entregou a responsabilidade da limpeza pública a uma cooperativa formada por donos de caminhões de coleta, comandada pelo ex-vereador Joaninha. A grande questão é: essa cooperativa terá condições reais de executar o serviço? Possui equipamentos e estrutura suficientes para dar conta da limpeza de toda a cidade? Ou será apenas um “arranjo”, uma troca de seis por meia dúzia? Com a nova configuração, milhões de reais passarão pelas mãos de Joaninha e de seus cooperados. A expectativa é que o resultado apareça nas ruas que Teresina, enfim, fique limpa.
Governador acerta ponteiros com a família Sampaio.
O governador Rafael Fonteles recebeu ontem, no Palácio, os deputados Felipe Sampaio e Marco Aurélio para tratar da chamada Operação Compensação Themistocles. Durante o encontro, ficou definido que Felipe Sampaio assumirá, em 2026, o comando de uma secretaria estratégica do governo. Ainda em pauta, permanece uma possibilidade de aposentadoria antecipada do conselheiro Kleber Eulálio, o que abriria espaço para que o governador indique Inovaria Sampaio, prefeita de Esperantina e esposa de Themistocles, para o cargo. No entanto, até o momento, o conselheiro não demonstra interesse em antecipar sua aposentadoria. A reunião reforça os alinhamentos políticos do governo com a família Sampaio e sinaliza movimentações estratégicas para os próximos anos.
Ô amigo! Silvio diz que por ele nem Ismael nem Cristina seriam candidatos.
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, em seu estilo direto, afirmou em entrevista ao portal Encarando que nem o secretário de Educação, Ismael Silva, nem sua afilhada, Cristina Silveira, serão candidatos nas eleições do próximo ano. A declaração caiu como um balde de água fria para o Progressistas, que contava com os dois nomes para manter duas cadeiras na Câmara Federal. O partido foi, inclusive, um dos grandes apoiadores da campanha vitoriosa de Silvio Mendes, mas aparentemente o prefeito não pretende recompensar a sigla pela fidelidade. A decisão evidencia que Silvio Mendes segue controlando pessoalmente as articulações políticas, mesmo contrariando aliados históricos.
Governo nomeia 650 PMs com o pior salário do país.
Em uma cerimônia cheia de emoção, o governador Rafael Fonteles nomeou 650 policiais militares do Piauí, celebrando a realização de um sonho aguardado por homens e mulheres que se prepararam por anos para esse momento. No entanto, apesar da festa e da conquista, a remuneração permanece como a menor do país, inferior até à de estados mais pobres, como o Maranhão. A situação preocupa, pois pode comprometer a motivação e a valorização desses profissionais. Ainda assim, a nomeação representa uma etapa importante na carreira desses novos policiais e mantém a esperança de que, futuramente, o governo possa revisar os salários, evitando que o sonho se transforme em pesadelo.
Fonte: Portal Encarando












