Em um evento de grande relevância para a inclusão e assistência às pessoas com deficiência realizado na Praça da Bandeira nesta segunga-feira, a Secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, destacou a importância do diálogo contínuo com entidades comprometidas com essa causa. O evento reuniu diversas secretarias, representantes da APAE e outras organizações que militam na área, para comemorar o Dia Mundial da Sindrome de Down.
A Secretária enfatizou o poderoso lema: “A única deficiência é o preconceito”. Essa frase, carregada de significado e profundidade, serve como um lembrete poderoso da importância em combater estigmas e promover uma cultura de inclusão e respeito. Ela ressaltou que, ao combater o preconceito e promover a igualdade de direitos, estamos construindo um futuro mais justo e compassivo para todos.
Destacou ainda a colaboração entre a Secretaria e o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência(COMUD), para garantir que as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência sejam adequadamente representados e atendidos “Hoje é uma alegria imensa nós estarmos aqui reunidos, a rede que é a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, a AMA, APAI e em especial o COMUD, que é o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, e está dentro da Secretaria de Assistência Social, e nós realizamos juntos um excelente trabalho.”
Com sinceridade e empatia,citou seu filho que é autista, e destacou como o apoio da família desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar das pessoas com deficiência . Ela enfatizou a necessidade de um ambiente amoroso e acolhedor, onde o suporte emocional e prático seja oferecido de forma contínua.