Jucinaldo Rosendo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, relatou dificuldades enfrentadas no último dia de inscrição do Garantia Safra, ocorrido nesta terça-feira, 21 de novembro. Segundo ele, o sistema utilizado para realizar os cadastros apresentou instabilidade e ficou fora do ar, juntamente com o CAF (Cadastro de Atividade Econômica Familiar), problema que, conforme informações da Secretaria de Política Agrícola, afetou toda a região Nordeste.
Jucinaldo reforçou que, durante os 90 dias em que o período de inscrições esteve aberto, o sindicato realizou diversas campanhas de conscientização, alertando os agricultores sobre a importância de evitar deixar o cadastro para os últimos dias, justamente para evitar imprevistos como congestionamentos ou paralisações no sistema. Ainda assim, muitos agricultores aguardaram até o último momento, enfrentando dificuldades para efetivar suas inscrições.
A possibilidade de prorrogação do prazo foi discutida, mas até o momento não há confirmação oficial. Caso não haja extensão, o sindicato considera ter cumprido seu papel, destacando que problemas semelhantes ocorrem anualmente nos últimos dias de inscrição, devido à sobrecarga do sistema.
Confira a entrevista gravada com Jucinaldo Rosendo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano: https://www.facebook.com/share/v/12EVEKEi7Kj/