O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Jucinaldo Rosendo, destacou em entrevista a importância da reunião realizada com o coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Cabral, que contou ainda com a participação de secretários de Agricultura de diversos municípios do território Piauí–Itaueiras e presidentes de sindicatos.

Segundo Jucinaldo, o encontro, que acontece tradicionalmente no início do período de inscrições, marcou a abertura oficial das adesões ao Seguro Garantia Safra 2026. Ele reforçou o convite aos agricultores que plantaram neste ano e tiveram perdas na produção para que procurem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, munidos de identidade, CPF, número de telefone, e-mail e com o CAF ativo no sistema, a fim de realizar sua inscrição.
O presidente explicou ainda que, durante a reunião, Matias Cabral apresentou a lista de municípios do território Piauí–Itaueiras que solicitaram adesão ao programa. Os próximos passos serão a homologação e aprovação desses municípios. A partir de janeiro, os agricultores que tiverem seus nomes homologados serão notificados pelo sindicato para retirarem seus boletos e efetuarem o pagamento do aporte no valor de R$ 24,00.

Jucinaldo enfatizou a relevância do programa como uma garantia para os agricultores que enfrentam perdas na safra, fortalecendo a segurança alimentar e econômica das famílias rurais.
Confira a entrevista gravada com o coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Cabral: https://www.facebook.com/share/v/1ABofU2Bvw/